Lifestyle

Uso de lentes de contacto provoca infecções oculares

joaquimjose
Jul 20, 2023

A directora-geral do Instituto Oftalmológico Luísa Paiva, considerou, esta quarta-feira, que “o uso de lentes de contacto provoca infecções oculares”, e falou sobre a “importância da higiene dos olhos”.

O uso desses utensílios provoca infecções oculares”, disse Luísa Paiva, e revelou que “a primeira causa de observação na instituição tem a ver com a catarata, sendo a segunda causa os defeitos de óculos. Enquanto que as conjuntivites vêm em terceiro lugar”.

Mencionado em um artigo publicado pelo Jornal de Angola sobre as 3.698 cirurgias, realizadas no primeiro trimestre deste pelo Instituto Oftalmológico Nacional, Luísa Paiva falou sobre a “importância da higiene dos olhos”.

A importância da higiene dos olhos, é para evitar doenças frequentes como as conjuntivites, principalmente para as crianças que passam muitas horas nos tabletes e ao telefone”, disse.

Com a pandemia da Covid-19, a miopia, um problema que dificulta ver ao longe, disparou e atingiu números recordes. Esta é uma situação, explicou, associada ao uso frequente dos computadores e dos telefones.

Segundo o mesmo órgão de informação, das 3.698 operações realizadas, no primeiro semestre deste ano, 2.200 são cirurgias electivas (sem carácter de emergência) e 185 de urgência“, esclareceu Luísa Paiva.

No semestre em análise, o Instituto Oftalmológico Nacional de Angola observou 41.180 pacientes com problemas visuais, quando em igual período do ano transacto foram 2.483.

O Instituto no geral, de acordo com Luísa Paiva, atendeu cerca de 65 mil pacientes, durante o ano passado. Nos seis meses de 2023, a unidade já está em 41.180 pessoas consultadas, projectando-se chegar aos 80 mil até ao fim do segundo semestre.

Salientou que os pacientes com catarata são os principais beneficiários de cirurgias de Janeiro a Junho de 2022. Nesse período, foram operadas 1.002 situações de cataratas. Porém, contou que, nesse primeiro semestre do corrente ano, a unidade hospitalar já realizou 1.965 cirurgias igualmente de cataratas.

A instituição realiza, igualmente, cirurgias de retina, uma técnica que consiste na realização de pequenas incisões na parede anterior do olho para a introdução de instrumentos neste órgão, segundo directora-geral.

Quanto aos preços, a Luísa Paiva assegurou que quer as cirurgias de catarata, quer a de retina custam cada 20 mil kwanzas.