Vandalização de equipamentos causa prejuízos de 21 milhões de KZs a ENDE
Os roubos de cabos eléctricos, destruição de contadores e outros actos de vandalismo, causaram à Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) prejuízos avaliados em 21 milhões, 761 mil e 129 kwanzas, durante o período de 2021 aos últimos dias deste mês.
A par disso, a Empresa sofreu igualmente furtos de fusíveis, destruição de armários eléctricos e de postos de transformação e de iluminação pública, bem como consumo ilegal de energia, praticados por clientes e cidadãos desconhecidos.
A informação foi dada hoje, pelo director da ENDE em Malanje, José Borges, tendo referindo que esta situação deixa actualmente um número considerável de famílias e estabelecimentos comerciais privados de energia, para além de afectar a iluminação pública.
Sem avançar pormenores, o responsável precisou que estas práticas estão também a condicionar a prossecução do projecto de electrificação dos novos bairros da cidade, tendo por isso apelado para a denúncia e responsabilização dos prevaricadores.
Alertou que o roubo de equipamentos eléctricos decorre da onda de compra e venda ilícita de metais, que acontece um pouco pelo país, pelo que exortou as forças da ordem no sentido de redobrar o combate contra esse mal.
Sobre a problemática, o porta-voz em exercício do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Malanje, Eusébio Santos disse que os efectivos do órgão estão a trabalhar para a detenção e responsabilização dos autores dos crimes, que vêm se registando há já algum tempo.
Angop