Vietnamitas fazem exploração ilegal de Titânio na região sul de Angola
Uma empresa vietnamita não licenciada em Angola, opera na exploração ilegal de Titânio na província do Namibe. Ministério orientou encerramento da actividade.
A ideia de exploração de um minério estratégico como o titânio, em qualquer parte de Angola, sem o conhecimento das autoridades locais, é completamente inaceitável.
Na província do Namibe, perto do parque nacional do Iona, uma área protegida, no município de Moçâmedes, existe uma empresa vietnamita a fazer exploração de Titânio com finalidade de exportar para o continente asiático.
A interrogação de qualquer angolano, tem a ver com o facto de como a empresa estrangeira chegou ao Nambibe, por sua conta chegou a terraplanar perto de nove quilómetros de via, como introduziu maquinaria, alguma delas pesadas, e como procedeu a exploração ao longo deste tempo todo sem que as autoridades locais soubessem.
De acordo com a televisão Pública de Angola (TPA), a governadora em exercício da província avançou que “o Governo provincial desconhece como a empresa vietnamita entrou e passou a explorar titânio no deserto do Namibe”, o que considerou preocupante.
O responsável da referida empresa, alegou tratar-se de mera prospecção e que, supostamente, não se estava a explorar o referido mineral. Mas o tipo de máquinas encontradas no local provaram o contrário.
A referida empresa, já há algum tempo procede à exploração do recurso mineral, hoje tido em qualquer parte do mundo como estratégico.
Segundo o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, reagindo às informações, a referida empresa não está licenciada, por não ter cumprido com os procedimentos exigidos pela Lei que aprova o Código Mineiro Angolano (Lei Nº 31/11 de 23 de Agosto, por isso orientou a suspensão imediata da actividade naquela região.
Não se sabe ainda quem terá autorizado a empresa a operar naquela circunscrição.