Cultura

Zeca Moreno trás novo álbum discográfico com recados de paz

armandomaquengo
Jun 22, 2022

A importância da preservação da paz e a promoção da irmandade entre os angolanos é o foco do quinto disco de originais do cantor e compositor Zeca Moreno, a ser apresentado, sábado, às 8h00, durante uma sessão de vendas e assinaturas de autógrafo, na Praça da Independência, em Luanda.

Em declarações, esta segunda-feira, ao Jornal de Angola, o autor do disco explicou que a escolha do título do disco “foi idealizado por ser um trabalho versátil com vários estilos tons musicais específicos”. Por essa diversidade, disse, decidi atribuir o título “Tons Entercalados”.

O tema promocional “Ucula Utima Wove”, de acordo com Zeca Moreno, é composição em língua umbundo, que em português significa “Abra o seu Coração”, foi produzido no Estúdio Xicote, pelo Dj Mania, em Luanda.

O cantor adiantou que esse tema faz uma apologia a paz e a necessidade da construção do espírito de irmandade entre as pessoas sem descriminação racial e social. “É uma música que aconselhar para a importância de sermos mais solidários e acolhermos aquele que mais necessitam de nós. Devemos estar de coração aberto e estar sempre disponível ajudar quem mais precisa”, destacou.

A canção, descreveu, faz  uma abordagem importante sobre a necessidade de resolução dos problemas básicos das comunidades, incentivando a produção agrícola e pecuária para o autosustento das famílias nas zonas rurais.

As riquezas dos solos angolanos, associado ao excelente ambiente climatérico, propício para o desenvolvimento da actividade agrícola em grande escala no país, bem como a importância de se continuar a promover a agricultura de subsistência familiar, são aspectos abordados no disco, como forma de continuar a incentivar o fomento ao emprego e ajudar a diminuir a pobreza, principalmente entre a juventude nas comunidades rurais.

Como músico, disse, procura neste trabalho mostrar o papel activo e interventivo como agente social. “Somos chamados ajudar o país a crescer e tornar cada vez mais, num espaço territorial, onde podemos viver em paz e harmonia para o bem-estar os povos angolanos”.

A terceira música do disco chame-se “Ombembua”, que significa “A Paz”, em português. Segundo Zeca Moreno, o tema fala da importância, enquanto angolanos de continuar a criar condições para a manutenção da paz entre os povos, cultivar o hábito do perdão, da partilhar, do diálogo e do respeito as diferenças.

O respeito pela ancestralidade, argumentou, é fundamental para a preservação da paz e harmonia entre irmãos. O músico, procura no disco explorar os ritmos que mais o caracterizam, dando uma certa prevalência para algumas línguas nacionais.

Neste quinto CD, Zeca Moreno, faz uma incursão aos estilos habituais como semba, kazukuta, bolero e o lamento, mas apresenta como propostas musicais estilos poucos usuais nas suas obras como é o lundongo e kilapanga, estilos muito consumido na sua terra natal, Benguela.

No “Tons Entercalados” destacou as participações da cantora Mana Yana, da Província do Huambo. O disco tem participações do cantor Carlos Lamartine, do produtor Presília, na participação de um dos temas, o tecladista Miqueias, da Banda Maravilha, como produtor geral do disco.

Tem ainda as participações do guitarrista Kintino, da Banda Movimento, do cantor João Alexandre, Beto Violão, que participou na composição de dois temas, Guilhermino, cuja composição do tema “Ngolo Kuiza” é partilhada com Xabanu, uma canção de intervenção social, sobre raparigas que optam por abortos clandestino e da importância da mudança de mentalidade. “É um tema composto por Guilhermino, arranjos de Xabanu e minha interpretação”, referiu.

O disco tem 12 faixas e poderá ser apresentado brevemente nas províncias de Benguela e Cuanza-Sul.