Uncategorized

Zelenskyy acusa Moscovo de armar fome

manuelsumbo
Abr 06, 2022

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, acusou a Rússia de usar a fome como arma de guerra, visando deliberadamente os suprimentos alimentares essenciais da Ucrânia.

Em um discurso aos legisladores irlandeses, esta quarta-feira, Zelenskyy disse que as forças russas “estão a destruir coisas que sustentam os meios de subsistência”, incluindo depósitos de armazenamento de alimentos, bloqueando portos para que a Ucrânia não possa exportar alimentos e “colocando minas nos campos”.

“Para eles, a fome também é uma arma, uma arma contra nós, pessoas comuns”, disse ele, acusando a Rússia de “provocar deliberadamente uma crise alimentar” na Ucrânia, um grande produtor global de alimentos básicos, incluindo trigo e óleo de girassol.

Ele disse que teria ramificações internacionais, porque “vai haver escassez de alimentos e os preços vão subir, e essa é a realidade de milhões de pessoas que passam fome, e será mais difícil para elas alimentar suas famílias. ”

Zelenskyy falou por vídeo em uma sessão conjunta das duas casas do parlamento da Irlanda, o último de uma série de discursos internacionais que ele usou para angariar apoio à Ucrânia.

Euronews